sábado, 15 de junho de 2013

A vida imortal de Henrietta Lacks



Hoje acabei o livro que se chamava "A vida imortal de Herrietta Lacks" (escrito por Rebecca Skloot) foi proposto pela minha orientadora de estágio e agora ao fim de o ler valeu mesmo a pena, até porque fiquei a par de outra parte da biologia humana, investigação e medicina.
Este livro fala da vida de uma mulher fantástica (a Herrietta Lacks) e a maneira do seu tumor no cervix ajudou a progressão na ciência.
As células do seu cancro foram retiradas, cultivadas (sendo as primeiras a conseguirem sobreviverem e multiplicarem se ainda existindo hoje por todo o mundo em diversos laboratório) e  foram uma ajuda tremenda no desenvolvimento da medicina. Foram estas células estudadas para medicamentos (praticamente todos os que conhecemos foram testados nelas), técnicas de exame, foram rebentadas em bombas atômicas para saber o que acontecia, foram ao espaço para observarem os efeitos da gravidade 0 em tecido humano.

Mas este livro ainda fala da outra parte, da ética que até aquela altura ainda nao era obrigatória nem lhe davam importância. O consentimento informado nao se fazia, os médicos achavam que os doentes nao tinham nada que saber a doença que tinham nem o tratamento que iriam fazer. Os doentes nao tinham que saber as experiencias que lhes faziam, como injetarem células cancerosas no braço.

Eu até o momento em que o acabei, nao tinha pensado bem sobre a grande importância do consentimento informado  e questões como se os laboratórios lucrarem com as células de alguém, se a família do dador tem direito monetário ou nao!
Recomendo o livro a amantes da biologia, medicina, ética e investigação!
Foi nomeado o melhor livro de 2010 pela amazon.com  

4 comentários:

  1. acredito que isto vá passar, mas não tão rapidamente. e até lá, estou a sofrer demasiado.
    obrigada pelas palavras querida.
    segui-te *

    ResponderEliminar
  2. I would like to read this book!
    Tnx for sharing!!!
    Enjoy your sunday darling!!!

    ResponderEliminar

Olá =) obrigado por me visitarem :)
Desculpem mas não irei responder a todos os comentários.. Mas quando responder será no blog da pessoa e no meu próprio blog..

Kiss*