terça-feira, 9 de setembro de 2014

Enfrentar o problema ou contornar o problema?


Já viram esta noticia ?´É sobre uma mulher que foi recusada por 3 companhias aéreas (depois de a tentarem colocar no avião) e acabou por morrer no país onde estava a passar férias.. A senhora em questão pesava 185kg.. 
Se as companhias aéreas deviam de estar preparadas? Se calhar sim.. Mas o elas estarem preparadas é fechar os olhos e fingir que a obesidade não é um problema..
A obesidade é um problema, e a taxa está a aumentar cada vez mais.. Em vez de andarem a preparar os transportes para poderem andar com pessoas cada vez mais pesadas, porque não fazerem atuações na população para diminuir a obesidade? Porque não enfrentar o problema em vez de contornar o problema?

8 comentários:

  1. Sim, deviam educar a população, mas também as proporções que isto tomou...

    ResponderEliminar
  2. A maioria das pessoas são egoístas e gostam de estar cómodas no seu sítio, logo fecham os olhos e ignoram. Mas, realmente isto tem de mudar e muito

    ResponderEliminar
  3. A obesidade é cada vez mais uma epidemia com imensas vitimas...

    ResponderEliminar
  4. Boa, senhora dietista. Realmente é um disparate achar que as companhias aéreas não deveriam descriminar pessoas baseando-se no seu corpo. Sim, que a notícia não diz que não havia lugar ou que não era possível levar a senhora, tanto era que ela viajou de avião para o seu destino de férias. O que a notícia diz é que no primeiro voo deixaram a senhora e o marido 5 horas à espera porque era complicado manobrar a cadeira de rodas, no segundo não tinham cadeira de rodas adaptável aos assentos ( se não fosse obesa mas as perninhas não funcionassem também estava lixada, temos pena) e no terceiro voo ( depois de os terem feito esperar 5 horas no primeiro) alegaram que meter a senhora no avião demorava demasiado tempo e foram-se embora sem ela.
    Não porque não tivessem lugar para ela. Apenas porque acham que é aceitável este tipo de descriminação.
    E o mais gritante é que a maior parte das pessoas acha isto normal porque a senhora era obesa e por isso estava certamente a pedi-las.
    Revoltante!
    Se fosse um paraplégico terias a mesma dúvida acerca da responsabilidade das companhias aéreas?
    E diz-me, senhora dietista, na sua maioria as pessoas obesas são-no por vontade própria e por isso enquanto sociedade é nosso dever discriminá-las para lhes ensinar uma lição?
    Pergunto ainda mais: a comunidade científica já chegou a um consenso acerca do que está na raiz dos números actuais de pessoas que sofrem de obesidade debilitante?
    Mais te pergunto, enquanto dietista tens a cura para os casos de obesidade que são causados pelos mais variados tipos de doenças? Ou a tua melhor aposta é "força de vontade" e que as companhias aéreas continuem a privar pessoas obesas de voltarem ao seu país de origem para receberem tratamento médico?
    Todas as pessoas teem direito à sua opinião... mas pela profissão que planeias ter no futuro, tu tinhas a responsabilidade de ter uma opinião bem mais fundamentada em ciência do que em preconceito e não topeçar no "Se as companhias aéreas deviam de estar preparadas? Se calhar sim.. Mas o elas estarem preparadas é fechar os olhos e fingir que a obesidade não é um problema."
    A obesidade é um problema. A discriminação não é, nem nunca será a solução.
    Não te preocupes. Se eu acreditasse no inferno diria que, perante tal afirmação, fazer um download ilegal dos Sims4 é o menor dos teus problemas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não acredito que seja só uma questão de vontade.. Sim sei que existe algo maior que a força de vontade.. Mas grande parte das pessoas não cuida da alimentação.. Eu só usei esta noticia para dizer o meu ponto de vista sobre o aumento da taxa de obesidade e grande parte é por falta de sensibilização e de cuidado.. E não, não apoio a descriminação de pessoas obesas..
      Mas se vou para o inferno por transmitir a minha opinião e que não seja concordante com a tua, temos pena.. Não estou aqui para agradar a toda a gente!

      Eliminar

Olá =) obrigado por me visitarem :)
Desculpem mas não irei responder a todos os comentários.. Mas quando responder será no blog da pessoa e no meu próprio blog..

Kiss*