sábado, 6 de junho de 2015

Dia D


Quem daqui conhece o Dia D? Quem daqui sabe o que se passou no dia D? Não não estou a falar do dia quem os D'zrt atuaram na praia há uns anos atrás..
O dia D aconteceu a 6 de junho de 1944 quando cerca de 100 mil soldados desembarcaram na Normandia (norte de França) com apoio de 6 mil navios e 5 mil aviões. 

Hoje acordo às 9h e por volta das 9h30 vou ver televisão e os desenhos animados ainda são muito bebezados.. Então decidi espreitar o canal história.. Estava a dar um documentário sobre o Dia D.. Estavam a falar do que devia ter acontecido e o que correu mal.. Falavam de soldados de 19 anos (alguns nem 18 anos tinham) que não sabiam o que era a guerra a chamarem pelas mães quando tinham sido atingidos e esperavam para morrer nas praias.. Falavam daqueles que nem chegaram a chegar à praia porque foram atingidos no mar e que morreram afogados por causa do peso dos coletes.. Daqueles paraquedistas que caíram na água e morreram embrulhados nos paraquedas.. E ainda aqueles que caíram em cima de árvores e que foram atacados mesmo aí.. 
Era suposto ser uma praia mal protegida por alemães, mas enganara-se.. Aquela praia estava bem protegida..

Falam que os soldados aliados tinham 19 anos e que foram para a carnificina, os alemães também tinham 19 anos.. Crianças a fazer uma guerra que não era deles.. Crianças com uma arma na mão a pensar "ou ele ou eu" que tinham o sonho de ser heróis.. 

Hoje faz 71 anos que este dia aconteceu. 

4 comentários:

  1. Infelizmente, hoje em dia também acontecem guerras que não são da responsabilidade dos mais jovens e das crianças. Têm de enfrentar a vida e lutar por ela, estas marcas vão ficar para toda a vida, mas pelo outro lado penso que serão as pessoas mais corajosas, e acredito que não irão dispensar esta força em vão. Acredito que a vida para elas têm um outro significado, infelizmente ainda existem guerras e muitas vezes, não têm interesse nenhum para o povo mas sim para os órgãos de maior poder, que pretendem concentra-lo neles mesmo e não vêem meios para atingir os fins. Infelizmente isto ainda acontece em pleno século xxi e muitas vezes concentra-mo-nos tanto em nós que também não ajudamos os outros que sofrem. Os nosso governantes podiam ajudar em muitos aspetos mas o que eles apenas querem é dinheiro e maior poder.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é totalmente verdade.. A guerra devia ser feita lá com os governadores e tal.. Aqueles que estão interessados na guerra. Eu hoje falei nesta por ser o aniversário do Dia D e por a 2º Guerra Mundial me causar muita curiosidade

      Eliminar
  2. Um bastante triste que não deve ser esquecido...

    ResponderEliminar
  3. É triste mas todas as guerras são feitas por cobardes e combatidas por inocentes... é a realidade e só deixará de o ser quando o Homem entender que as guerras de nada valem...

    ResponderEliminar

Olá =) obrigado por me visitarem :)
Desculpem mas não irei responder a todos os comentários.. Mas quando responder será no blog da pessoa e no meu próprio blog..

Kiss*